Notícias

Iluminação: um guia básico para sua casa

Uma boa iluminação consegue transformar o clima de um ambiente. Para isso você deve considerar qual a intenção da iluminação e escolher opções que combinem design e funcionalidade para criar ambientes relaxantes, aconchegantes ou estimulantes.

No post de hoje veja dicas para acertar no projeto de iluminação de cada cômodo da sua casa.

 

Cozinha

Aqui a iluminação tem função prática: enxergar os alimentos claramente. Escolha lâmpadas brancas, potentes e com luz fria para este cômodo.

 

Sala de jantar

A sala de jantar permite várias combinações, de acordo com o clima que você quer para o local. Focos de luz sobre a mesa deixam a atmosfera íntima, com o restante do lugar na sombra. Arandelas com iluminação indireta são aconchegantes.

Se a mesa for grande, utilize mais de um foco de luz para distribuir a iluminação igualmente. E claro, mantenha uma altura mínima de 70cm da mesa para evitar acidentes.

 

Sala de estar

As luzes quentes deixam o ambiente agradável aconchegante. Por não distribuírem a luz tão bem, é importante pensar no posicionamento das lâmpadas preferindo luminárias suspensas e iluminação mais difusa.

 

Cantos para leitura

Pedem iluminação direcionada, uniforme e clara para não cansar a visão. As luminárias articuladas cumprem essa função, além de terem um belo efeito na decoração.

 

Quarto

A luz uniforme e indireta dá um resultado muito bom para o ambiente. O cômodo deve ser aconchegante e harmonioso, um efeito que você consegue com abajures e arandelas de luz mais quente.

 

Escritório

Iluminação focada em pontos importantes: livros, mesa de trabalho, estantes. Só tome cuidado para não criar reflexos indesejáveis no monitor e cansar a visão durante seu uso.

 

Banheiro

A regra aqui é iluminar bem, com luz intensa e uniforme principalmente sobre a bancada da pia. Isso evita sombras indesejadas no reflexo do espelho, que podem causar erros na hora de fazer a maquiagem ou de fazer a barba.

 

Dica extra

Fitas de LED trazem destaque para objetos ou áreas específicas como nichos, prateleiras ou estantes. Elas distribuem a luz no local pretendido e criam uma atmosfera cênica.

 

Como deu para perceber o ideal é sempre considerar a temperatura, quantidade e tamanho das luminárias. Siga essas dicas e arrase na iluminação da sua casa!

  • Compartilhar